
Conclusão é de um estudo da Universidade Fernando Pessoa
Por: tvi24 / PB | 6- 1- 2012 18: 25
Face neutra e sorriso fechado. Foram estas as expressões faciais que mais se viram nos jornais portugueses no último semestre do ano passado. O sorriso aberto? Esse parece estar a desvanecer-se com o tempo e a dar lugar a uma cara séria.
Um estudo científico realizado pelo Laboratório de Expressão Facial da Emoção da Universidade Fernando Pessoa e citado pela Lusa concluiu que os portugueses estão a sorrir cada vez menos desde 2003, ano em que se iniciou a investigação.
São as mulheres que continuam a sorrir mais. Independentemente da idade, estas sorriram mais do que os homens em 2011. Ainda assim, sorriram bem menos do que no ano anterior.
Os homens apresentaram um sorriso mais fechado a partir dos 60 anos. Os sorrisos mais largos, como não podia deixar de ser, são das crianças.
Os resultados desta investigação apontam para uma diminuição «significativa» na exibição de qualquer tipo de sorriso e o aumento da expressão neutra em mulheres e homens.
No universo das 15.243 fotografias analisadas verificou-se que a expressão facial de emoções negativas é mais frequente e intensa do que a de emoções positivas. Um padrão que se acentuou expressivamente no ano passado.
O Laboratório de Expressão Facial da Emoção diz que o sorriso é uma reação que se desenvolve em situações que envolvam o bem-estar e a felicidade e quando tal não se verifica, por motivos externos, o sorriso é «inibido e recalcado».
O estudo, que termina em 2013, faz parte de um projecto pioneiro a nível mundial e pretende analisar durante uma década o sorriso dos portugueses através dos jornais diários.
Sem comentários:
Não são permitidos novos comentários.