domingo, 1 de janeiro de 2012

Chinesa Three Gorges prepara contactos com empresas portuguesas

A CTG quer avançar ainda este ano com a fábrica de turbinas eólicas. Entre as empresas a contactar para parcerias deverá estar a Efacec e construtoras.

Fechado o contrato que formaliza a entrada da China Three Gorges (CTG) na EDP, o novo accionista de referência da eléctrica nacional prepara agora o arranque dos projectos acordados com o Governo português. Entre eles está a construção de uma fábrica de turbinas eólicas, cujos trabalhos de instalação deverão arrancar já no início de 2012 para que possa avançar até ao Verão do próximo ano.

O projecto será executado pela Goldwind - empresa participada pela CTG e que é um dos maiores produtores mundiais de turbinas eólicas -, mas contará com a parceria de empresas portuguesas. Daí que o grupo chinês se esteja a preparar para iniciar rapidamente contactos com companhias nacionais e avaliar potenciais alianças - um desses contactos, apurou o Diário Económico, deverá ser com a Efacec, dada a sua aposta na áreas das energias renováveis e presença em toda a cadeia de valor desta área.

Segundo a empresa chinesa, a nova unidade "produzirá 800 turbinas eólicas por ano, irá ocupar cerca de oito hectares e terá forte impacto na criação de postos de trabalho especializados". Além disso, reforça a empresa, a nova fábrica "terá ainda um impacto positivo no sector da construção, estando prevista a entrega da empreitada a empresas locais". Um impacto a que se junta o contributo para as exportações portuguesas na ordem dos 500 milhões de euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário