SOS Desaparecidos

PORTUGAL

O SOS-Criança, serviço de prevenção, de âmbito nacional, que pretende, de forma directa e/ou articulada, apoiar, orientar, encaminhar e mediar os casos que lhe são apresentados, dispõe desde 25 de Maio de 2004 de uma Linha gratuita, de âmbito nacional, destinada à participação de situações de Crianças Desaparecidas, a Linha 116 000 SOS-Criança Desaparecida, no âmbito de um protocolo com o Ministério da Administração Interna.

Com este sector, o IAC visa promover a articulação com as forças de autoridade com competência na averiguação do caso, bem como as entidades competentes na investigação e entidades judiciais, disponibilizando-se para apoiar as vítimas, e suas famílias, a nível social, jurídico e psicológico, gratuitamente.

Esta linha, gratuita para todos os operadores nacionais graças ao apoio da Portugal Telecom, conta com a mesma equipa do SOS-Criança, quer na linha de recepção de denúncias, quer no encaminhamento das mesmas, pautando-se da mesma forma pela multidisciplinariedade.
Banco dados Polícia Judiciária


SOS CRIANÇA
Em 1988, o Instituto de Apoio à Criança criou o SOS-Criança, como serviço anónimo e confidencial, de apoio às Crianças, Jovens, Famílias, Profissionais e Comunidade, de âmbito nacional e internacional.
O SOS-Criança nasceu de um sonho da Dra. Aurora Fonseca, com a vocação de ouvir e dar voz à Criança e ao Jovem, promovendo e defendendo os seus direitos. Este serviço tem como objectivo dar apoio à Criança em Portugal, principalmente à Criança em risco, maltratada e/ou abusada sexualmente, desaparecida, desintegrada na escola, com conflitos com os pais, que se sente rejeitada ou tem ideação suicida, procurando encontrar soluções para estas situações-problema.
O SOS-Criança é acima de tudo um serviço de prevenção que pretende actuar antes que a situação de risco se concretize.




BRASIL



O site www.desaparecidos.mj.gov.br é um importante instrumento de apoio à sociedade brasileira para localização de pessoas desaparecidas, dentre elas crianças e adolescentes. Seu desenvolvimento e revisão são realizados a partir de um diálogo conjunto e permanente entre diferentes atores estratégicos envolvidos com o tema no Brasil. Em 2002, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPDCA), constituiu a Rede Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecido

Cadastro Pessoas Desaparecidas de São Vicente e Região

Criado a partir da lei municipal nº. 1.893 - A, de 27 de junho de 2007, o projeto “S.O.S. Desaparecidos” tem como finalidade ajudar famílias na localização de parentes que desapareceram. O serviço procura conscientizar a população vicentina de que ela pode ser parceira atuante no enfrentamento dessas situações.
O projeto busca também identificar as causas dos desaparecimentos e atuar na prevenção através dos resultados estatísticos obtidos.


FIA-Fundação para Infãncia e Adolescência
SOS Crianças Desaparecidas
Ação integrada à Rede Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos (REDSAP), de alcance nacional, voltada para localizar crianças e adolescentes desaparecidos através de fotos divulgadas na mídia em geral e pesquisa em abrigos, com o objetivo de reintegrá-las às famílias. A ação visa também a implantação da cultura da identificação, evitando assim o desaparecimento de crianças em locais de grande concentração de pessoas.

Site de apoio Link -
S.O.S. Crianças Desaparecidas

Site Apoio Informação Diversa

A cada ano cabam aparecendo nas estatísticas de "CRIANÇAS NAS RUAS", "CRIANÇAS FORA DAS ESCOLAS", "CRIANÇAS EXTERMINADAS", "CRIANÇAS ABRIGADAS", "CRIANÇAS INFRATORAS".
Ajude estas crianças e adolescentes a terem garantido o seu direito à convivência familiar e comunitária (art. 19 do Estatuto da Criança e de Adolescente). Qualquer informação contactar o CANTO DE PERDA E DE PROCURA (CPP), que é o setor da 1ª Vara da Infância e Juventude da cidade do Rio de Janeiro responsável por registrar e tentar localizar crianças e adolescentes desaparecidos.
Fone: (0XX21) 293-3646

Núcleo de Atendimento às Famílias de Pessoas Desaparecidas - NUAPD

Site de Apoio com pesquisa  Mundo

A Secretaria de desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Distrito Federal/SEDEST por meio da Coordenadoria de Ações Especiais-CAES, criou o Núcleo de Atendimento às Famílias de Pessoas desaparecidas NUAPD que oferece um serviço de prevenção e atenção aos casos de desaparecimento de crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e pessoa com transtorno mental no Distrito Federa., localizado nas dependências do Núcleo de Ações Integradas - NAI (no antigo Touring Club).